top of page
IMG_0364.JPG.jpg

Sobre a Artista:

Sua trajetória e relação  com a arte evidenciam tensionamentos que geram reflexões aos diferentes déficits sociais emergentes. 

Elizabeth Ramos nasceu na zona leste, crescendo em seio de família nordestina migrante, marginalizada e escanteada para as margens das periferias de  São Paulo. Seus trabalhos  buscam primeiramente  ter uma relação com a comunidade em que se insere, acreditando que a partir do reconhecimento de si e do outro e lugar que se vive é possível causar mudanças e reflexões acerca de gênero, cor e paradigmas socioculturais pela esfera micropolítica. Há seis anos reside na região das vertentes, na cidade de Tiradentes. 

Graduanda no curso de Artes Aplicadas com ênfase em cerâmica pela UFSJ, utilizando o barro, a performance e recursos audiovisuais como suporte para expressar sua subjetividade. 
 

Fundadora do projeto TERRAPUÃ, em agosto de 2018 na cidade de São João del Rei , com financiamento público em 2019, o espaço de compartilhamento de saberes e visibilidade ao artista independente, se torna físico, realizando mais de 40 ações voltadas a cultura cerâmica e cenário artístico, como eventos de gastronomia e arte, exposições, performances, cursos e oficinas.

 

Com o projeto participou do evento internacional FICC " FESTIVAL INTERNACIONAL DE CERÂMICA", 2019 com a Oficina- performance "O Berro do Barro" em Bogotá/ Colômbia, pariticipando também da revista digital. E no evento ENEARTE "Encontro Nacional de Estudantes de Arte",na UFPA, Belém do Pará no ano de 2018.

Participou enquanto arte-educadora através da seleção realizada pelo Dr. Kleber da Silva, professor do curso de artes aplicadas da UFSJ e a ONG Nova Geração Brasil. O projeto "Escolinha de cerâmica", atuou na região periférica de São João del Rei/MG, conhecida como bairro Tijuco. O curso era voltado para crianças e adolescentes em vulnerabilidade socioeconômica. Durante o processo a artista organizou uma exposição de peças cerâmicas dos alunos na " Semana de História", evento da UFSJ, idealizou também junto com parceiros a exposição "Meu tijuco", exposta no inverno cultural 2018.

No ano de 2020 e 2021 com o trabalho audiovisual " Cizânia", participou de exposições coletivas nacionais e internacionais, como " Confluências de arte", "1º Salão Nacional de Artes Visuais Virginia Artigas" e " Fresta Mostra Audio Visual".

Durante os anos de 2019 e 2020 fez a direção de arte, roteiro, captação e edição de vídeos de performances experimentais como " Atravessa", "Censura" , " Máscaras", " Penúria" e "Desterro".

Ainda no ano de 2020 ,fez captação e edição de imagem do clipe musical " Horizonte" do músico Paulinho Breu e fez direção de arte, captação e edição de áudio e imagem do vídeo-portfólio da artista Maria Anália, selecionada no LabCultural/BDMG, 2020.

No ano de 2021 produziu o vídeo clipe " Só se eu quiser" da musicista Isis Ferreira, também fez direção de arte, captação e edição de imagem.

Durante o ano de 2021 foi selecionada em dois processos seletivos para exposições coletivas com o trabalho fotográfico "O Reino de Taynah", as exposições Maré: "Se antes do fim", curadoria de Sofia Bauchwitz, e "Permitir o afeto", curadoria de Mateus de Sá. E no ano de 2020 na exposição coletiva "Formas da beleza", CAWCINE, com a série fotográfica "Cizânia".

Fez direção de fotografia, edição e captação de imagem da apresentação " Ações Imprevistas". Uma prática investigativa em que a dançarina Hana Brener convida mais três artistes e uma equipe de audiovisual para um circuito de pesquisa em arte e improvisação entre dança, música, artes plásticas e audiovisual. Projeto contemplado pela lei Aldir Blanc em 2021.

Educação 

2017

Universidade Federal de São João del Rei

Curso de Artes Aplicadas com ênfase em cerâmica.

2021

Oficina CINEMA - SENSAÇÃO DE MUNDO

Oficina ministrada por Gustavo Jardins no Inverno Cultural de SJDR.

Exposições:

2019

2019

2020

2020

2020

2020

2021

2021

2021

2021

"Fogo, terra e ar" - Solar da Baronesa

Museu do barro em parceria com Inverno Cultural

Formas da Beleza - CAWCINE

1º Salão de Artes Visuais Virginia Artigas

Mostra audiovisual experimental - Trela

Confluências de Arte 

"Se antes do fim" - Maré Festivais

"Permitir o afeto" - Maré Festivais

MMGV - Memorial Vale

Salão de Artes Visuais de Vinhedo - SAV

Contate-me

32 991473567

Obrigado pelo envio!

bottom of page